Benito Gonçalves
Uma tarde para entrar para a história, assim foi a gravação do programa Global ‘Esquenta’ comandado por Regina Casé, no complexo Projac, localizado em Jacarépagua, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 17 de setembro.
No epicentro cultural do programa, comandado por Regina, que vai ao ar no próximo domingo, dia 20, está o Boi Garantido, monumento do folclore brasileiro e obra viva de mestre Lindolfo Monteverde.

Segundo Leo Trajano, produtor do Esquenta, a participação do Garantido já era uma demanda antiga. “Há mais de dois anos tentamos trazer o Garantido para o programa, agora, para nossa felicidade, conseguimos”, destacou o produtor.

O programa, que contou com a participação de Isabelle Nogueira, no papel de Cunhã-Poranga, André Nascimento como Pajé, Denildo Piçanã como Tripa, Ito Teixeira como Diretor de Arena e o jornalista Mencius Melo como representante da Comissão de Arte, foi uma festa. Acompanhados pela talentosa Fafá de Belém, que comemora 40 anos de carreira em 2015, o quinteto amazonense não fez feio e agradou a ruidosa plateia do programa.

A entrada foi ao som da famosa toada “Tic Tic Tac” de Braulino Lima. Regina Casé se sentiu a vontade para dizer “Bate forte o tambor para o Esquenta!”. Em seguida Fafá de Belém já “chegou chegando” entre os bailarinos do programa, o pajé, boi e cunhã-poranga. Como não poderia deixar de ser, “Vermelho” de Chico da Silva foi a toada da vez, arrancando aplausos do público.

Fafá exaltou a cultura do norte, deixando claro, que o Brasil setentrional seria a tônica do Esquenta na primeira uma hora de gravação.

Entrevista
Com domínio de informação, Regina aproveitou para chamar o artista Ito Teixeira, conhecido da produção do programa por sua contribuição ao evento.  Ito, um dos responsáveis pela evolução do festival de Parintins, comentou, explicou e contextualizou a festa amazonense. Em seguida foi a vez do jornalista Mencius Melo comentar sobre a brincadeira do “auto do boi” e sua importância para a cultura brasileira, e em especial, para os amazônidas.

Regina Casé ainda aproveitou a deixa para conversar com a cunhã-poranga Isabelle Nogueira e o pajé André Nascimento. “Foi um momento único e de suma importância para Parintins porque a dimensão do alcance do programa da Regina Casé é enorme. Só temos a ganhar com a exposição”, destacou o jornalista Mencius Melo, responsável pela articulação que levou o Garantido ao programa. “Há tempos ensaiávamos essa aproximação com o Esquenta, porque a proposta do programa tem tudo a ver com o Garantido”, completou.


O programa vai ao ar nesse domingo, dia 20, e será uma amostra do talento dos amazonenses, que a julgar pela empolgação da plateia do Esquenta, tem tudo para ser uma excelente escolha na programação da telinha.

Com informações da Assessoria do Garantido

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem