Alegria e emoção na comemoração do Dia do Índio no Distrito de Ponta Alegre em Barreirinha


Prefeito Mecias Sateré faz uma saudação a todas as lideranças indígenas

A prefeitura de Barreirinha comemorou o Dia do Índio, nesta sexta-feira (19/4), na Aldeia de Ponta Alegre Rio Andirá. O evento foi organizado pelo Conselho Geral da Tribo Sateré Mawé (CGTSM) que tem como presidente Jecinaldo Cabral e contou com o tradicional ritual da dança da tucandeira como ponto alto da festa. “É muito importante para o município como Barreirinha ter eventos como esse, porque é um resgate da história do nosso país”, disparou o prefeito Mecias Sateré que é indígena.

Na comitiva do prefeito Mecias Sateré e do vice-prefeito Mário Carneiro estavam presentes o vereador Sávio Dutra, presidente da Câmara Municipal em exercício, vereador Lúcio Filho, Marcelo, vereador Orlanildo, vereador Renilson Marinho, vereador Márcio Marques, vereador Penha, Bulete Sateré, filho do prefeito Mecias, Secretária de Saúde Jociane Siqueira, Secretária de Ação Social Guiomar Noronha, Secretário de Cultura e Meio Ambiente Aderaldo Tavares, Secretário de Obras Branco Baraúna, Delegado de Polícia de Barreirinha, Jecinaldo Cabral, presidente do Conselho Geral da Tribo Sateré Mawé, Tuxaua Donato, Lúcio Menezes, João Sateré, Amado e demais lideranças indígenas.


A abertura do evento foi com o hino nacional brasileiro cantado pôr uma indígena Sateré-Mawé. Em seguida alunos e professores prestaram suas homenagens ao prefeito com poesias, mensagens, e como lembrança o prefeito ganhou um porantin entalhado na madeira, o vice-prefeito Mário Carneiro também recebeu homenagem. Houve um momento em que o prefeito Mecias se emocionou com uma homenagem feita por uma professora indígena. Após os agradecimentos do prefeito Mecias Sateré e do vice-prefeito Mário Carneiro, aconteceu a tradicional dança da tucandeira.
 
Professores entregam prestam homenagens ao prefeito Mecias
O prefeito agradeceu a Deus pelo dom da vida, aos Tuchauas pela confiança e a todas as lideranças indígenas pelo apoio na administração de um índio que conhece os problemas do povo indígena e do povo caboclo, principalmente aqueles que moram nas comunidades rurais. 

Mecias Sateré alertou para o fortalecimento do Movimento Indígena no Amazonas que precisa continuar lutando em defesa da floresta, da cultura e das tradições indígenas, para que as mortes daqueles índios que foram queimados não sejam em vão. E hoje os indígenas mais do que nunca precisaram estar unidos para continuar buscando uma qualidade de vida melhor para todos.

Subprefeitura
Barreirinha é um município que tem 153 (cento e cinquenta e três) comunidades e uma população de 6.500 (seis mil e quinhentos) indígenas que residem na região do Andirá, com comunidades muito distantes da sede do município e precisa de uma subprefeitura para receber as lideranças indígenas, professores, lideranças comunitárias, enfim tomar as decisões  e a partir daí repassar para o prefeito na sede do município.
 
Prefeito reforça a união dos povos indígenas e anuncia a criação da subprefeitura
“Muitas das vezes o Tuchaua vem da última aldeia pra cidade e às vezes passa uma ou duas semanas pra se resolver um problema que muitas das vezes é simples e com essa subprefeitura pode se resolver por aqui. Peço aqui o apoio dos vereadores, principalmente da base aliada, para que juntos possamos criar essa subprefeitura e assim resolver o problema de muitas famílias”, disse Mecias.

Molongotuba
A comunidade recebeu do prefeito uma embarcação fluvial para o escoamento da produção que era um sonho daquele povo, está recebendo melhorias sanitárias, água encanada, casas populares, são mais de 500 (quinhentas) que estão sendo construídas somente para o povo Sateré, somam um total de 1.500 (Hum mil e quinhentas) casas populares que Barreirinha vai ganhar entre a cidade e o interior.

Cametá do Ramos
A prefeitura está construindo uma escola moderna, o distrito esta recebendo a pavimentação das ruas, casas populares que estarão sendo entregues na próxima semana para seus moradores.

Implementos Agrícolas
É uma ação conjunta da prefeitura de Barreirinha com a Secretaria de Produção e Abastecimento (SEMPA), Secretaria de Ação Social (SEMAS), Secretaria da Saúde (SMS) para atender as comunidades indígenas com implementos agrícolas, para que possam suprir suas necessidades, forno de torrar farinha, bancada, motor de ralar mandioca, motor rabeta para fazer o escoamento de sua produção, bote de alumínio, roçadeira para fazer a limpeza do seu roçado e para aquelas comunidades que ainda não estão sendo beneficiadas com o programa luz para todos, a prefeitura esta doando um motor de luz para cada comunidade, como também motocar para fazer a limpeza da comunidade, são kit’s completos que irão beneficiar e muito o produtor rural.
Postagem Anterior Próxima Postagem