Benito Gonçalves
Um espetáculo tribal e folclórico apresentado pelo boi Garantido para um público de 350 turistas americanos abriu a temporada de cruzeiros marítimos em Parintins e do Estado do Amazonas. O show realizado na manhã de sexta-feira, 07 de novembro, no Parintins Convention Center, contou com a atuação de 34 dançarinos e corpo cênico do grupo “Garantido Show”, além de integrantes da vaqueirada, batucada e bailado corrido, além de equipe de apoio. O pajé André Nascimento e o tripa do boi Denildo Piçanã foram os únicos itens oficiais a se apresentam no show de turista.

O evento faz parte do pacote de 17 shows da agremiação folclórica para os estrangeiros que irão visitar Parintins na temporada de navios turísticos 2014/2015. De acordo com o assessor de eventos do Garantido, Inaldo Albuquerque, a Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido foi a única a fechar contrato com as operadoras de turismo para a realização de uma mostra do Festival Folclórico de Parintins nesta temporada. “É uma parceria em que todos ganham, seja a agremiação, as agencias de viagens, o município e o governo do estado”, disse Inaldo.

A coordenadora da Companhia de Dança “Garantido Show”, France Bruce, explicou que no show mostrado para os americanos e nos próximos a serem apresentados aos estrangeiros, o Garantido utiliza o formato reduzido de uma apresentação nas três noites de disputa na arena do Bumbódromo. “Todos os personagens, com exceção da galera, compõem o espetáculo, entre os quais o levantador de toadas substituto Gilson Matos, itens substitutos da sinhazinha da fazenda, cunhã-poranga, porta-estandarte, rainha do folclore e a performance do grupo de dança Garantido Show”, ressaltou France.

O operador de turismo da Brazil Shore Escursione, empresa responsável pela excursão dos estrangeiros, Márcio Melo, destacou que os turistas que participam da apresentação folclórica em Parintins ficam impressionado e alguns chegam até a questionar porque não se leva esses shows para uma apresentação na Broadway em Nova York. “Os estrangeiros ficam deslumbrados, uma vez que muitos deles já tiveram conhecimento por amigos ou ouviram na mídia algo sobre o Festival de Parintins”, disse Márcio.

Os turistas interagem com os dançarinos e coreógrafos, registram tudo por meio de fotos e filmagens, além de terem a oportunidade de adquirir souvenir de artesanato com temas referentes do boi Garantido e de Parintins. “Esse foi o primeiro grupo de estrangeiros que faz questão de assistir o espetáculo do Garantido. Ainda teremos outros 16 pela frente” afirmou Inaldo Albuquerque.

De acordo com a técnica da Amazonas Tur, Luciana Vieira, o fluxo de turistas estrangeiros durante a temporada de cruzeiros no município de Parintins contará com mais de 13.350 turistas vindos de várias nacionalidades. Ela afirma que dos 18 navios que fazem escala no Amazonas 17 cumprem agende em Parintins. “Cada um desses transatlânticos permanecem no mínimo 6 horas no município, momento em que os passageiros visitam a cidade para conhecer as peculiaridades do local, principalmente a cultura do boi-bumbá”, afirmou.


Texto e Fotos: Marcondes Maciel

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem