Benito Gonçalves

O mês de outubro se aproxima e já anuncia a maior festa do povo paraense: o Círio de Nazaré. Para celebrar a época, uma programação cultural especial foi elaborada para os paraenses e turistas que costumam visitar a cidade neste período do ano. O Nazaré em Todo Canto, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) será realizado entre os dias 3 e 16 de outubro, com shows musicais, apresentação de grupos de carimbó, exposição e outros. Tudo com entrada franca.

A programação soma-se às centenas de manifestações feitas em honra de Nossa Senhora de Nazaré durante a festa católica. A ideia é divulgar o trabalho dos artistas da terra e fortalecer a cultura paraense na época de maior movimentação turística. As programações vão ocupar quatro espaços distintos: Estação das Docas, Theatro da Paz, Parque da Residência e Igreja de Santo Alexandre.

No Theatro da Paz, no próximo dia 3, a programação “Nazaré em Todo Canto” será aberta com o concerto Amazônia Jazz Band convida Jane Duboc, às 20h. Já no dia 10, no mesmo horário, haverá o concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), com participação do Coro Infantil da Vale. E para encerrar a programação no espaço, será apresentado pela primeira vez no Theatro, o show “Canções em Romaria”, com as cantoras Lucinnha Bastos, Andréa Pinheiro e Marianne Lima, que vão soltar a voz em louvor à Virgem de Nazaré. Tudo com direção musical de Luiz Pardal. “Este ano, este show vai levar muitas novidades ao público, inclusive com participações especiais”, antecipa o diretor.


Entre os dias 7 e 10, no coreto do Parque da Residência, às 13h, haverá a apresentação de bandas de música da Marinha, Exército e dos Bombeiros. No dia 9, no espaço da Igreja de Santo Alexandre, haverá show do violinista Salomão Habib.
Nos dias 3, 4, 7, 8, 9 e 10 de outubro, a orla da Estação das Docas, sempre a partir das 18h, será tomada por apresentações de grupos de carimbó, ritmo paraense famoso pela batida do tambor "curimbó", que este mês foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O encerramento será com o carimbó de Marapanim Uirapurú e com o Boi Tinga de São Caetano de Odivelas.

Nos dias 8 e 9, no Teatro Maria Sylvia Nunes, às 20h, estão agendadas apresentações musicais “Canções em Romaria” e “Caboclo Muderno”, um coletivo musical que mistura ritmos atuais da cena paraense a alguns instrumentos do samba, comandado pelo cantor Paulo André.
Exposições
O “Nazaré em Todo Canto”, no Armazém 2 da Estação das Docas, contará ainda com a instalação “Carimbó. É do Pará”, uma homenagem a um dos ritmos mais populares do estado, com curadoria do professor e pesquisador Emanoel Franco. “Será composta por curimbós, dois manequins com roupas típicas do ritmo, no fundo imagens da dança. Tudo com uma iluminação cênica. Vamos mostrar o carimbó em sua essência”, antecipa o artista. A abertura será no dia 3, às 18h.

No Armazém 3, na Estação das Docas - Boulevard das Feiras, o artista traz a exposição: “A arte que vem do céu”, composta por girândolas de miritis, que vão dar um colorido todo especial ao local. As peças estão sendo produzidas por artesão de miriti do município de Abaetetuba. Também o espaço abrigará a exposição “A devoção que vem dos rios”, composta por peças de embarcações, que ocupam o estaleiro de Abaetetuba. “Esse trabalho surgiu a partir de uma oficina com as mulheres do município, com elementos colhidos nesses barcos”, conta Emanoel Franco. As exposições serão abertas no dia 3, às 19h.

Serviço:
Programação “Nazaré em Todo o Canto – 2014”. Entre os dias 3 e 16 de outubro. Locais: Estação das Docas, Parque da Residência, Igreja de Santo e Theatro da Paz.

Programação
Estação das Docas
Dia 3/10 (sexta-feira), no Armazém 2 - às 18h: abertura das exposições: “Carimbó. É do Pará
Dia 3/10 (sexta-feira), no Boulevard das Feiras e Exposições, às 19h: “Devoção que vem dos rios”
Dia 3/10 (sexta-feira), no Boulevard das Feiras e Exposições, às 19h: “A arte que vem do céu”, com objetos de miriti
Dia 3/10 (sexta-feira) – Orla da Estação, às 18h: carimbó
Dia 4/10 (sábado) – Orla da Estação, às 18h: carimbó
Dia 7/10 (terça-feira) – Orla da Estação, às 18h: carimbó
Dia 8/10 (quarta-feira) – Orla da Estação, às 18h: carimbó
Dia 9/10 (quinta-feira) – Orla da Estação, às 18h: carimbó
Dia 10/10 (sexta-feira) – Orla da Estação, às 18h: carimbó de Marapanim – Uirapuru e Boi Tinga de São Caetano de Odivelas

Teatro Maria Sylvia Nunes - Estação das Docas
Dia 8/10 (quarta-feira), às 20h – Canções em Romaria
Dia 9/10 (quinta-feira), às 20h – Cabloco Muderno

Theatro da Paz
Dia 3/10 (sexta-feira): às 20h: apresentação da Amazônia Jazz Band convida Jane Duboc
Dia 10/10 (sexta-feira), às 20h: Concerto da OSTP com participação do Coro infantil da Vale
Dia 16/10 (quinta-feira), às 20h: Canções em Romaria, com as cantoras Lucinnha Bastos, Andréa Pinheiro e Marianne Lima e direção musical de Luiz Pardal

Coreto do Parque da Residência
Dia 7/10 (terça-feira), às 13h: apresentação de Banda de Música
Dia 8/10 (quarta-feira), às 13h: apresentação de Banda de Música
Dia 9/10 (quinta-feira), às 13h: apresentação de Banda de Música
Dia 10/10 (sexta-feira), às 13h: apresentação de Banda de Música

Igreja de Santo Alexandre
Dia 9/10 (quinta-feira), às 19h: apresentação do violonista Salomão Habib

Por: Alexandra Cavalcanti

Secretaria de Estado de Cultura

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem