Benito Gonçalves
O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira, 12 de setembro, o programa Ronda no Bairro em Eirunepé (a 1.159 quilômetros em linha reta de Manaus). Com a chegada do programa, o município conta com o dobro de policiais militares e ainda dez novas viaturas, entre carros e motocicletas. O investimento estimado na execução do programa em Eirunepé é de R$ 4 milhões.

 O evento de inauguração, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foi realizado na Praça da Matriz, reunindo moradores e autoridades do município, entre eles o prefeito do município, Joaquim Neto Cavalcante Monteiro. Eirunepé, na Região Sudoeste do Amazonas, é 11º município a receber o programa.

Além de Manaus, o Ronda no Bairro já foi implantado em Maués, Humaitá, Parintins, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Tefé, Coari, Tabatinga. A previsão é que o programa seja implantando ainda em Boca do Acre, São Gabriel da Cachoeira, Manicoré e Lábrea.

De acordo com o subcomandante da Polícia Militar o Amazonas (PM), coronel Aroldo Ribeiro, a implantação do Ronda no Bairro reafirma o compromisso do Governo do Estado em garantir a segurança da população, da capital e do interior do Estado. Ele destaca que a cidade já vive os efeitos do aumento do efetivo e de das novas viaturas.

“Já registramos a redução dos crimes de furto e de lesão corporal, que são os tipos mais comuns na cidade, somente em uma semana em que as viaturas estão na cidade. Com a chegada do Ronda, os policiais militares reafirmam o compromisso em zelar pela segurança do cidadão, 24 horas por dia”, disse.


Estrutura – Para atuação dos policiais, o município recebeu equipamentos de segurança (coletes balísticos, algemas, câmeras, cones de sinalização, farol de busca, rádios), além de armamentos (pistola, submetralhadora, espingarda calibre 12) e munições. As polícias Civil e Militar vão contar com 10 veículos, entre carros e motocicletas. O número de policiais militares passará de 36 para 64, que atenderão os três setores em que a cidade foi dividida. Os principais bairros de Eirunepé são Nossa Senhora de Fátima, São José e Centro.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, em todos os municípios onde o programa foi implantado houve um aumento no efetivo de policiais Civis e Militares e de viaturas. O secretário também destacou a redução dos índices criminais nos municípios onde o programa já foi implantado.

“Além do aumento de produtividade, os municípios tiveram redução nos crimes como, por exemplo, o tráfico de drogas e homicídios. Em Eirunepé, estamos quase que dobrando o número de policiais militares, o que com certeza irá aumentar a sensação de segurança da população”, disse.

Vital ressalta que Manaus, conforme o Anuário de Segurança Pública do Amazonas, divulgado pela SSP-AM, concentra quase 90% dos crimes registrados no Estado, mas é preciso investir também no interior. “Pela primeira vez, temos esse grande investimento feito no interior na área de Segurança Pública, dando aos municípios além de maior efetivo, estrutura para  o combate aos crimes, principalmente, o tráfico de drogas, que é o grande mal da nossa sociedade”, disse.


O secretário executivo do Ronda no Bairro, coronel Raimundo Roosevelt, destacou que, com a chegada do Programa no município, a população terá ainda mais segurança, especialmente pelo fato de que o Ronda no Bairro tem como uma das suas características a parceria com as comunidades nas quais é implantado e a presença constante de homens nas ruas. “Tendo a população como colaboradora, fazendo denúncias, fornecendo informações importantes para a elucidação de crimes, a atuação dos policiais, com certeza, será mais efetiva”, comentou.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem