Benito Gonçalves
Representantes do Ministério da Saúde estiveram em Parintins para analisar o plano de ações para campanha de combate a DST que tem início no dia 1º de Dezembro, dia mundial de combate a AIDS. O plano foi apresentado pelo gerente dos programas de DST/HIV, Evan Lima, ao ministério e aos profissionais de saúde de Parintins no Centro do Idoso Pastor Lessa. O objetivo do projeto é realizar a descentralização das ações de atendimento dos pacientes que são realizadas na Casa Padre Vitório para os postos de saúde: Tia Leó, Dr. Toda, Darlinda Ribeiro e um posto na área Rural: Francisco Lupino.

Na casa Padre Vitório funciona o Sistema de Atendimento Especializado (SAE) e a Unidade de Dispensação de Medicamento (UDM) para as pessoas que são diagnosticadas com HIV, os quais serão direcionados para as quatro Unidades Básicas de Saúde. O projeto propõe que todos os profissionais sejam capacitados para trabalhar com o manejo clínico do HIV, uma vez que os pacientes com o vírus precisam de atenção diferenciada e de um trabalho especializado.

O gerente dos programas, Evan Lima, explica que é necessário realizar esse processo, visto que a centralização das ações apenas na Casa Padre Vitório dificulta o acesso das pessoas que desejam realizar o diagnóstico do vírus e outras doenças. “A descentralização vai fazer com que os pacientes tenham melhor acesso aos atendimentos dos profissionais, além de proporcionar mais autonomia para as pessoas que trabalham nos programas de combate” disse.
O plano também expõe que será necessário realizar equipagem de uma sala específica em cada UBS para trabalhar a questão da testagem rápida, do aconselhamento do paciente e a prescrição médica, caso a pessoa seja diagnosticada com soropositivo.


O gerente Evan Lima, destaca que por meio deste plano, a campanha que ocorrerá em dezembro tem tudo para ser um sucesso, a qual será uma ferramenta essencial para acabar com o preconceito em torno dos procedimentos de cuidados com as pessoas que tem HIV. “Os representantes do Ministério de Saúde contribuíram com ótimas considerações no projeto, o qual tem toda a possibilidade de ser bem executado no município no mês de dezembro e toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde irá se unir para eliminar o preconceito em torno do vírus do HIV” afirmou.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem