Benito Gonçalves
Pacientes que procuram a emergência do hospital Padre Colombo, mantido pela Diocese de Parintins, são orientados a voltar para casa porque não está havendo atendimento no horário do dia. As recepcionistas pedem para retornar à noite ou indicam o hospital regional Jofre Cohen. 

Sem atendimento no hospital Padre Colombo a emergência do Jofre Cohen está congestionada. Agora à noite mais de cinquenta pacientes procuraram a única unidade hospitalar. De acordo com Marcelo Nogueira, que informou o REPÓRTER por telefone e comprovou por meio de fotos disse que a equipe de plantão não está tendo condições de atender o grande número de pacientes. Uma mulher deu a luz a um bebê dentro da ambulância sem ter condições de ser levada a tempo para o hospital.

A jornalista Naira Mazep afirma que precisou da emergência do hospital Padre Colombo por causa de um acidente doméstico com sua sobrinha de um ano e oito meses e quando chegou ao hospital, para sua surpresa estava fechado. “Simplesmente, não havia médicos para o atendimento. Então, fomos para a próxima opção que seria o hospital Jofre Cohen, mas está superlotado. Os pacientes do Padre Colombo estão sendo transferidos para o Jofre, mas pessoas estão tendo que esperar em macas e no chão. Crianças e adultos do lado de fora esperando por atendidos pelo único médico de plantão, Rodolfo”, desabafa.
Por telefone, o diretor administrativo do Padre Colombo, padre Mauro Romanelo, confirma que o atendimento está suspenso por falta de médicos. Os novos profissionais tiveram que se ausentar da cidade para exame de residência médica em Manaus e só retornam às atividades na segunda-feira.

Questionado sobre o fechamento do hospital, padre Mauro descartou a possibilidade de encerrar as atividades, mas confirma que a situação financeira depende da assinatura de convênios com o Governo do Estado. Ele disse que manteve contato com o secretário estadual de saúde, Wilson Alecrin, que confirmou a manutenção da parceria com o Estado.

Mauro Romanelo explica que o Centro Cirúrgico do hospital deve passar por algumas adequações, visto que desde quando foi construído, em 1999, os equipamentos permanecem os mesmos. A estrutura das paredes deverá mudar e vai ganhar novos revestimentos. “Tem que ser modificado, as algumas normas mudam e vamos adequar para os novos padrões recomendados pelo Ministério da Saúde”, completa o administrador.

Texto: reporterparintins.com.br

Fotos: divulgação

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem