Benito Gonçalves


Barreirinha - No seu discurso de abertura da Conferencia de Saúde em Barreirinha o vice-prefeito Mário Carneiro que responde pela pasta da secretaria municipal de saúde, destacou a importância da realização do evento no município. “Pois é a partir deste momento que todas as ações que serão realizadas no município para a melhoria contínua da saúde pública, com o apoio dos eixos de discussão, de forma organizada as diretrizes discutidas estarão sendo aplicadas por todos os envolvidos no sistema, entre elas a forma como serão investidos recursos, como se dará o atendimento aos usuários e também sua participação para uma Barreirinha saudável. O vice-prefeito disse ainda que, as políticas públicas de saúde são sempre criadas de costas para a nossa região norte, por que igualam as nossas diferenças com a do resto do Brasil, principalmente com o sul do País onde fazer saúde se torna mais fácil tanto por ter mais profissionais da saúde como uma logística melhor e mais barata”, declarou Mário Carneiro na abertura da IV Conferência Municipal de Saúde realizada na noite do dia 19 (quarta-feira).



Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, a IV Conferência foi realizada pela Prefeitura de Barreirinha/Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde no Salão Paroquial e teve um público recorde de participantes. Foram 03 dias (19, 20, 21) onde os participantes ouviram, discutiram, apresentaram e aprovaram propostas que estarão sendo expostas na Conferência Estadual e se escolhidas poderão ser apresentadas na conferência federal.


“Valorização do Trabalho e da educação em Saúde, Financiamento do SUS, Reformas Demográficas do Estado” foram alguns assuntos abordados pelos palestrantes Dr. Júlio Cezar Schweickardt – coordenador do LAHPSA Fiocruz Amazônia, Nara Reis Carneiro Koide – representante do Ministério da Saúde e Daniel Salles – apoiador Regional do COSEMS/AM.


Para dona Maria Amélia dos Santos, representante dos Quilombolas do Distrito do Matupiri esta conferência foi a vez dos participantes dizer onde “dói”, de poder levar uma voz lá do interior para ser ouvida por quem faz a saúde.


“Agora é a nossa vez de falar, não tenhamos vergonha de dizer lá em Manaus o que precisamos melhorar em saúde aqui no nosso interior, estou feliz por representar nossos irmãos que precisam de uma saúde de qualidade” declarou dona Amélia.


No enceramento da conferência foram votados os Delegados que irão a Manaus participar da Conferência Estadual e apresentar as propostas aprovadas em Barreirinha, ficando assim os eleitos: Representando os Usuários ficou Maria Amélia dos Santos - suplente o senhor Manoel, Rosivana Jaime Pessoa – suplente Diogo Amazonas, Trabalhadores da Saúde Solange Lopes – suplente Caio Almeida, Delegado Gestor Mário Carneiro – suplente Juciê Butel.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem