Benito Gonçalves
JURUTI O Festival das Tribos Indígenas, conhecido como "Festribal" que começou nesta quinta-feira (30) e encerrou ontem dia 1 de agosto no município de Juruti, oeste do Pará. A festa é realizada no Tribódromo, teve como tema este ano "Celebração dos Povos Indígenas".

A tribo Mundurukua consagrou-se Bi-Campeã do Festival 2015, derrotando pela segunda vez consecutiva sua rival Tribo Muirapinima. 

Resultado
Apuração aconteceu na tarde deste domingo (2) de agosto as 16:00 horas no Tribodromo e o título de 2015 foi para Tribo Munduruku que obteve 479, 5 pontos contra 478, 6 pontos, da Tribo Muirapinima, uma diferença de 9 décimos. Após o resultado oficial a direção da Tribo Munduruku recebeu o troféu das mãos do secretário de cultura, Carlos Alberto Pinheiro, e iniciou uma grande carreata pelas ruas da cidade com encerramento no Universo Munduruku, segundo os organizadores a festa da vitória não tem hora pra acabar.

O Festribal
A festa das tribos é um evento realizado desde 1995. O Festribal resgata, em forma de espetáculo, a cultura indígena nativa da cidade, figurando entre as maiores manifestações culturais da Amazônia e é marcada pela tradicional disputa entre as tribos indígenas Munduruku (vermelho e amarelo) e Muirapinima (vermelho e azul).

A cultura indígena é retratada em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do festival. Em 2008 o Festribal passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Pará.

A manifestação cultural e folclórica atrai um grande público dos municípios da região oeste do Pará, de outros estados do Brasil e até de outros países. Cada apresentação é avaliada por uma equipe de jurados, responsáveis por atribuir notas em quesitos técnicos e artísticos. Entre os itens julgados, estão: tribo coreografada, porta estandarte, índia guerreira, pajé, apresentador, cantos indígenas, evolução, conjunto, ritual indígena, entre outros.

O Festival das Tribos Indígenas de Juruti ou Festribal é uma festa cultural realizada sempre no último fim de semana do mês de julho ou início de agosto na cidade de Juruti, Oeste do Pará. Resgata em forma de espetáculo a cultura indígena nativa da cidade. Uma das maiores manifestações culturais da Amazônia.

Em 1993, surge uma dança com coreografia indígena de nome "Tribo Munduruku". Como não havia essa categoria no festival, no ano seguinte foi criado outro grupo intitulado "Tribo Muirapinima" para concorrer com os Mundurukus. A primeira disputa entre as duas tribos ocorreu em 1995.

Tribo Munduruku: foi fundada em 1993 e suas cores são vermelho e amarelo. É a tribo que surge de uma dança com coreografia indígena.

Tribo Muirapinima: foi fundada em 1994 e sua cores são vermelho e azul. A tribo surgiu da Dança do Fogo (grupo de coreografia indígena que existia no Colégio Américo Pereira Lima.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem