Benito Gonçalves
Manaus - Faleceu na manhã desta quarta-feira (29), às 6h, o ex-prefeito de Manacapuru, Washington Régis (PMDB), vítima de uma parada cardiorrespiratória. O político tinha 61 anos de idade e estava internado desde o dia 25 de fevereiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Samel, localizada na av. Joaquim Nabuco, 1.755, Centro, Zona Sul de Manaus.

Segundo Erika Régis, irmã de Washington Régis, ele lutava contra uma doença autoimune indefinida, que lhe comprometeu o movimento de seus dois braços e motivou sua renúncia como prefeito de Manacapuru em novembro de 2013. “Ele teve uma parada cardiorrespiratória no dia 6 de fevereiro. Ele chegou a ficar na Check Up Hospital, depois no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e desde o dia 25 de fevereiro ficou na Samel”, contou Erika, ainda muito emocionada.
“Acompanhei a sua vida pública por 20 anos, e o que mais me orgulha em tudo isso é ter entrado e saído de todos os lugares com ele de cabeça erguida. Muito me orgulha o respeito que as pessoas tinham por ele. O Washington não tinha eleitores, ele tinha amigos. Manacapuru está de luto pela perda de um amigo e filho”, acrescentou.

De acordo com Miguel Capobiango, diretor da Eletrobras Amazonas Energia e secretário-geral do PMDB no Amazonas, todos do partido estão abatidos com a notícia da morte de Washington Régis.  “Ele é uma referência para todos nós. Sabíamos que estava com uma doença há algum tempo, inclusive que lhe afastou das atividades políticas. Ele era uma presença muito forte na política em Manacapuru e também foi um deputado muito atuante; fomos deputados juntos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Pedimos para que Deus dê forças para a família”, disse.

Atuação
A trajetória política de Washington Régis iniciou em 1992, quando foi eleito vereador no município de Manaus. Em 1994, ele foi eleito para deputado estadual, tendo três mandatos consecutivos como deputado estadual, chegando a ser governador em exercício nos anos 2000, em decorrência de estar ocupando o cargo de vice-presidente da Aleam.

Em 2004, se elegeu como prefeito de Manacapuru, onde sempre teve a sua maior base eleitoral, em 2008 e 2012 foi reeleito como prefeito do município. Em novembro de 2013, Washington renunciou ao cargo para cuidar de uma doença autoimune indefinida. A doença estava ainda sendo pesquisada, porém se sabia que a enfermidade afetava o desempenho dos músculos.

Velório
Ainda nesta quarta-feira, 29, o corpo de Washington Régis será velado em Manacapuru (a 70 quilômetros de Manaus), no Ginásio do Centro Esportivo do bairro Biri-biri. Em seguida, segue para a Aleam, em Manaus, onde será velado por amigos políticos. Ambos os velórios serão abertos para a população. O enterro será no Cemitério São João Batista, localizado na av. Boulevard Álvaro Maia, Zona Centro-Sul da capital.

Reprodução: acritica.com

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem