Benito Gonçalves
Dezessete cruzeiros marítimos, com média de parada de cinco horas, estão sendo esperados em Parintins na temporada 2014/2015 no Amazonas. A estimativa é da Empresa Estadual de Turismo (AmazonasTur), com 13.353 mil passageiros entre americanos, italianos, alemães, franceses, chineses e japoneses. Os dados foram apresentados durante reunião com segmentos do setor na tarde desta terça-feira, 07, no auditório do Centro do Idoso Pastor Lessa.

O primeiro navio chega a Parintins no dia 7 de novembro. Artesãos, secretarias municipais, universidades e agências de turismo participaram do encontro onde expuseram a realidade do setor no município. O professor doutor do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), João D’anúzio, propôs campanha de sensibilização na cidade quanto aos preços praticados aos turistas.

De acordo com pesquisa socioeconômica da temporada 2013/2014, a farinha de mandioca aparece como item mais comentado pelos turistas internacionais. Os estrangeiros se apaixonaram pela iguaria da culinária regional e brasileira. O diretor de turismo, infraestrutura e serviços da AmazonasTur, Jordan Gouveia, destacou que os turistas querem apreciar coisas genuínas e com originalidade como os bois em Parintins.

Com experiência de 8 anos com transatlânticos, a sócia-proprietária da Agência Ilha Viagens e Turismo, Luana Prestes, ressaltou os produtos ofertados aos turistas na terra do boi-bumbá. Ele enfatizou que a empresa deve trabalhar com seis navios até o final de 2014. Segundo Luana, a agência tem dificuldades em relação ao processo de embarque e desembarque dos turistas porque os navios não podem atracar no cais do porto.

Só os estrangeiros que compram pacotes de shows folclóricos, a maioria da terceira idade, encaram o desafio de saírem dos navios ancorados no meio do rio Amazonas. Já o assessor de eventos do Boi Garantido, Inaldo Albuquerque, informou que a nova diretoria do bumbá elabora projeto de sinalização bilíngue do complexo do Curral Lindolfo Monteverde. O diretor da AmazonasTur cobrou engajamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) para preparar a cidade aos turistas.

Texto: Gerlean Brasil

Foto: Divulgação

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem