Benito Gonçalves
Com a Sala Rosa e o Ronda Maria da Penha, o Governo amplia assistência às mulheres vítimas de violência
Mulheres vítimas de violência ganham novo espaço para atendimento no Instituto Médico Legal (IML), no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. A Sala Rosa, inaugurada pelo Governo do Estado nesta quarta-feira, é um espaço humanizado e reservado para atendimento de mulheres vítimas de todos os tipos de violência. A ação faz parte do projeto Ronda Maria da Penha, lançado na última terça-feira.

Com a Sala Rosa e o Ronda Maria da Penha, o Governo do Estado amplia a rede de assistência às mulheres vítimas de violência, com ações integradas que envolvem as Polícias Militar e Civil e as Secretarias de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), de Estado de Assistência Social (Seas), de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), além do Fundo de Promoção Social do Estado (FPE).

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Josué Rocha, a Sala Rosa  representa um avanço no atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência. “Vai ser um trabalho direcionado, proporcionando a essas mulheres um ambiente propício a elas. Essa integração dos órgãos de segurança é um avanço para o atendimento humanizado às nossas mulheres”, destacou Rocha.

A Sala Rosa, que ganhou ambientação acolhedora, continuará oferecendo apoio de assistentes sociais e psicólogos no trabalho de atendimento das vítimas encaminhadas ao IML para exame de corpo de delito.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, o novo espaço representa um atendimento de excelência para as mulheres vítimas de todos os tipos de violência. “Por meio do Projeto Ronda Maria da Penha inauguramos essa sala privativa e com atendimento humanizado, mas o serviço vai atender todas as mulheres vítimas, seja por violência doméstica ou por outros tipos de agressão”, disse. 

Ronda Maria da Penha – Lançado na terça-feira, o Ronda Maria da Penha passa a integrar as ações de segurança pública e tem como objetivo proteger vítimas de violência doméstica que solicitarem à Justiça medida protetiva de urgência, estabelecida na Lei Maria da Pena (Lei 11.340/06). O projeto conta com grupamento especializado e inicia em fase piloto na área do 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro novo Aleixo (zona norte).

Além das polícias, o Ronda Maria da Penha, que é coordenado pela Secretaria-Executiva Adjunta do Programa Ronda no Bairro (Searb), vinculada a SSP-AM, conta com o apoio da Seas, SEPM, Sejus e FPS, além do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e Ministério Publico do Estado (MPE).


De janeiro a agosto deste ano, a SSP-AM registrou, nos DIPs, 5.335 casos de violência doméstica. Os dados envolvem todos os tipos de violência, incluindo agressão verbal e ameaças. Com o projeto, o Governo amplia a rede de atenção às mulheres que solicitarem medidas protetivas, como afastamento do agressor do lar ou local de convivência com a vítima. Para acionar o Ronda Maria da Penha, a vítima atendida pela Justiça com medida protetiva pode utilizar os números de telefone: 8855-0854 ou do 190.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem